“Retratos Tecidos em Manta”, projeto de capacitação comunitária, em Setúbal


“Retratos Tecidos em Manta” é um projeto de capacitação comunitária, de adesão voluntária, que facilita a auto reflexão e partilha de e sobre família(s) tendo como ponto de partida retalhos de tecido, fotografias, sonoridades, aromas, sabores e pessoas que reportam a memórias, histórias, valores e princípios orientadores das famílias.
Tratando-se de um projeto de afetos e de proximidade e para uma abordagem mais sistémica à família procura-se estimular os sentidos. A variedade de caminhos ou vias sensoriais para facilitar/abordar a reflexão sobre a família e os seus constituintes parte da necessidade de ir mais ao encontro das especificidades dos/as destinatários/as, das particularidades de quem facilita o processo e das dinâmicas intrínsecas às entidades e projetos.
Esta tomada de consciência individual e em família pode levar a tomadas de decisão e identificação de necessidades e desejos de mudança ou de adaptações com vista ao bem-estar comum.
O projeto facilita a capacitação de profissionais e voluntários/as em metodologias colaborativas e criativas de abordagem às famílias. Estas ferramentas viabilizam uma aproximação destes/as às famílias, permitindo um trabalho participado e continuado, eficaz e eficiente, acrescentando valor à intervenção desenvolvida.
O projeto procura, ainda, promover na e com a comunidade local a(s) família(s) na sua diversidade pela co facilitação de tertúlias e apresentação de processos e produtos de autorreflexão das famílias.


OBJETIVOS
o Promover a família, nas suas demais tipologias e naturezas, enquanto elemento estruturante da(s) pessoa(s) e da(s) comunidade(s).
o Facilitar momentos de reflexão sobre interação/relação familiar;
o Potenciar a autoestima da pessoa.


Entidades Promotoras: 
ACM/YMCA de Setúbal
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal

Entidades Parceiras: 
APPACDM de Setúbal;
Centro de Reformados e Idosos da Baixa da Banheira;
Centro Social e Paroquial de São Sebastião; 
Agrupamento de Escolas Ordem de Santiago

DESTINATÁRIOS/AS
o Famílias, voluntárias, disponíveis para a partilha e para a mudança, destinatárias das entidades que participam no projeto;
o Voluntários/as e profissionais de intervenção social e comunitária do distrito de Setúbal que trabalhem diretamente com famílias
o Comunidade no geral.

+ info:

Ana Vizinho
Técnica do Núcleo Distrital de Setúbal
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Av. D. João II, Nº 14 R/C Dtº
2910-548 Setúbal
Tel: +351 265 535 330  Tlm: 936873916

Comentários