Documentário "O Começo da Vida" gera debate


"A Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Santa Marta de Penaguião, o Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal, o Centro Social e Paroquial de Santa Eulália da Cumieira e o Projeto Árvore Azul convidam todos os pais, futuros pais, educadores e comunidade em geral para participarem na sessão de cinema onde vamos exibir e debater o Documentário O Começo da Vida.  Para enriquecer este debate contamos com a participação especial de  Sandra Pereira Ladeiro, Psicóloga, Coach e Formadora e mentora do Projeto Mummy Daddy & Baby.


Lançado em Maio de 2016 pela UNICEF e produtora Maria Farinha Filmes, realizado pela brasileira  Estela Renner e com o forte apoio da UNICEF,  O Começo da Vida convida todos os cidadãos a refletir como parte da sociedade: estamos a cuidar bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?  

Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebés são muito mais do que uma carga genética. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos.
Este documentário conta com a participação / testemunhos de  investigadores premiados, especialistas nas mais variadas áreas desde a pedagogia à economia, cidadãos / pais / famílias de todas as partes do mundo (Brasil, EUA, Canadá, Itália, China, Argentina, Índia e Quênia). Temas como: bebés, parentalidade, educação infantil, infância negada, criando juntos, igualdade de género, pobreza infantil, surgimento do eu, serão alguns dos capítulos /temas que vamos debater. O filme retrata famílias de diferentes culturas, nacionalidades e realidades socioeconómicas revelando aquilo que nos torna diferentes e o que é essencial para todos.
 Acreditamos que mudar o começo da história é mudar a história toda e, por isso, convidamos todos os cidadãos a assistir a este documentário e refletir connosco como podemos e devemos mudar a história. Um filme sobre o recomeço da humanidade.

 Junte-se a nós sábado, dia 15 julho, às 9.30h no Centro de Saúde de Santa Marta de Penaguião. Veja o programa que temos para si em anexo!
Sugerimos que se inscrevam até dia 14 julho através dos contatos: ucc.smarta@srsvreal.min-saude.pt vilareal@eapn.pt ou geral@cspcumieira.com

+ info:

Catarina Oliveira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti – Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001

Comentários