VI Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social



VI Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, 
a decorrer nos dias 14 e 15 de Outubro, no Vimeiro 

 « A EAPN Portugal pretende, a partir do contexto atual, suscitar o debate interno e a reflexão crítica por parte dos cidadãos que se encontram numa situação de vulnerabilidade relativamente a algumas temáticas que influenciam a sua cidadania ativa e que coloca muitas vezes em causa os direitos fundamentais dos cidadãos e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Neste sentido, a EAPN PT irá promover o VI Fórum Nacional de Combate à Pobreza e/ou Exclusão Social, assinalando igualmente o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Objectivos | Pretende-se promover a participação de cidadãos que vivem (ou viveram) em situação de pobreza e/ou exclusão social que integram o Conselho Consultivo Nacional (CCN) e os Conselhos Consultivos Locais (CCL) da nossa organização, na partilha de conhecimentos e na reflexão conjunta sobre temáticas que estão relacionadas com o combate à pobreza e à exclusão social. Neste encontro, os participantes terão a oportunidade de reflectir sobre os principais desafios que cada temática definida apresenta bem como apresentar propostas/recomendações concretas que possam influenciar as medidas e as estratégias que têm como objectivo lutar contra a pobreza e a exclusão social.

Metodologia | Este ano considerou-se pertinente a organização de 4 workshops temáticos, que decorrerão no dia 14 de Outubro (durante a tarde) e permitirão aos participantes reflectir e apresentar sugestões/recomendações de actuação. Os workshops terão como base as seguintes áreas temáticas: Participação | Emprego/desemprego | Crianças/jovens e a Pobreza | Riqueza e desigualdade.

 No dia 15 de Outubro será realizada uma visita institucional por todos os Participantes no Fórum à Dianova Portugal, como uma entidade local que pela sua dinâmica, inovação e polivalência na intervenção social foi selecciona por claramente ser inspiradora para o trabalho de participação e capacitação que a EAPN está a desenvolver. »

Fonte: EAPN Portugal/Dianova