ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE VILA REAL


Comemorações distritais do dia internacional para a erradicação da pobreza 

Distrito de Vila Real

" No dia internacional para a erradicação da pobreza. Vila Real assinalou esta data a partir da realização da reunião de consórcio promovida pelo projeto +Social-E6G no espaço do bairro Norad, em Vila Real. Nesta reunião foi apresentado os resultados das sessões “Direitos humanos e cidadania” desenvolvidas pela EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Vila Real com presença de participantes do projeto e moradores do bairro Norad. Através da metodologia participativa photovoice, os moradores tiveram a oportunidade de responder por fotografias a três questões: “O que mais gosto no meu bairro?”; “O que menos gosto no meu bairro?” “ O que podemos melhorar?”. O produto final foi um diagnóstico participativo do ponto de vista da comunidade moradora. Esta metodologia permitiu desenvolver a consciência crítica e a responsabilização cidadã; capacitar para causas comunitárias e empoderar cidadãos; promover o diálogo e dar voz aos cidadãos, assim como aproximar a comunidade dos decisores políticos. Ficou o comprometimento do Município de apresentar o documento final destas sessões a todas as entidades com competências diretas nas áreas de intervenção diagnosticadas.
Com a presença e participação dos moradores envolvidos no projeto na reunião, pudemos constatar que a participação é seguramente condição para a inclusão social.
Um agradecimento muito especial à comunidade cigana do bairro Norad pela participação, coragem e envolvimento nestas sessões. Agradecemos ainda ao Município de Vila Real pela coragem, oportunidade, abertura em trazermos para a intervenção social metodologias e abordagens participativas e mais inclusivas, assim como agradecemos a todos os parceiros do consórcio presentes que apoiaram esta iniciativa.
Todos demos um passo em frente para a construção de uma sociedade mais justa e mais igual. " Catarina Oliveira


+ info:
Catarina Oliveira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti – Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001

Comentários