AÇÃO DE FORMAÇÃO, Aveiro


Missão Social, Accountability e Avaliação de Impacte  


Todas as Organizações reportam os recursos, ações e realizações/produtos envolvidos na prossecução da sua missão social. Não obstante, para compreenderem efetivamente de que forma estão a concretizar o seu propósito, elas devem refletir também sobre o seu desempenho organizacional e sobre os impactes que estão a produzir, sejam eles mais ou menos positivos, mais ou menos intencionados.
As novas tendências de financiamento do Setor Social pressupõem cada vez mais relações de accountability entre os vários atores, alinhamento de objetivos e compreensão sobre as mudanças geradas.
Com esta formação pretende-se convidar os profissionais do Setor a clarificar a missão social das suas Organizações, a aprofundar as relações de accountability com todos os stakeholders e a refletir sobre as mudanças e impactes gerados com a sua atividade.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


- Missão social: importância para a análise dos impactes sociais.
- Accountability: mecanismos, atores e funções.
- Impacte social: conceito, pertinência e metodologias.






OBJETIVO GERAL
Dotar os/as formados/as de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam tornar as suas organizações sustentáveis e com impacte social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Clarificar os conceitos de missão social, accountability e avaliação de impacte, através de uma abordagem prática e articulada entre os três conceitos.
- Estimular a adoção de procedimentos e instrumentos que fomentem uma avaliação de impacte centrada na missão social de cada Organização.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
A ação de formação contempla metodologias teórico-práticas, recorrendo ao método expositivo para o enquadramento teórico e aos métodos ativo e interrogativo para a elaboração de trabalhos práticos.
O/as formando/as serão avaliados de acordo com a sua participação, empenho e espírito crítico face aos conteúdos e aos desafios propostos.


DIAS 23 e 24 de novembro 2017
HORÁRIO 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00
DURAÇÃO 16 horas
LOCAL Núcleo Distrital de Aveiro da EAPN Portugal | Estr. Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto., 3800-236 Aveiro
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 40€ // Não associados: 64€
PÚBLICO-ALVO Profissionais das Organizações da Economia Social
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 - Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal | Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.
FORMADORES
Andreia Ruela é licenciada em Serviço Social e mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Colabora em projetos de promoção da cidadania, da accountability e da resiliência local. Tem experiência em projetos de empreendedorismo social e em avaliação de impacte social.
João Rosa é diretor da 4iS - plataforma para a inovação social, coordenador de projetos de voluntariado e desenvolvimento estratégico no sector cultural, social e ensino superior. É formador certificado em gestão de projetos, educação não-formal, e educação para os direitos humanos, diálogo intercultural e cidadania ativa. É coordenador do VivaCidade - vestir os vazios da cidade - projeto de participação comunitária para a regeneração urbana através da intervenção de base cultural e colaboração transetorial.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser reproduzida
Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).

As inscrições são limitadas a 15 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 17 de novembro para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Aveiro
Estr. Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto., 3800-236 Aveiro

T: 234 426 702 | Email: aveiro@eapn.pt

Comentários