ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE VILA REAL


Decorreu no passado 15 de  julho, no Centro de Saúde de Santa Marta de Penaguião, a exibição e debate do documentário “O Começo da Vida” , filme de Estela Renner, lançado em Maio de 2016 pela UNICEF e pela Maria Farinha Filmes, convidando à seguinte reflexão: "estamos a cuidar bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?  Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebés são muito mais do que uma carga genética. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos.".
O filme conta com testemunhos de investigadores premiados, especialistas nas mais variadas áreas desde a pedagogia à economia, cidadãos, pais, famílias de todas as partes do mundo (Brasil, EUA, Canadá, Itália, China, Argentina, Índia e Quênia). Bebés, parentalidade, educação infantil, infância negada, igualdade de género, pobreza infantil, surgimento do eu,  são alguns dos temas abordados, no filme que retrata famílias de diferentes culturas, nacionalidades e realidades socioeconómicas, revelando aquilo que nos torna diferentes e o que é essencial para todos.
“Acreditamos que mudar o começo da história é mudar a história toda. Um filme sobre o recomeço da humanidade. Associe-se a este movimento", apela o documentário.
"Foi uma manhã muito produtiva com um debate muito enriquecedor com a psicóloga e coach Sandra Ladeiro. Saímos todos diferentes, com muita vontade de fazermos deste mundo um mundo melhor", disse Catarina Oliveira, técnica do Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal, que organizou a iniciativa conjuntamente com a referida  unidade de saúde, o Projeto Árvore Azul, e o Centro Social e Paroquial de Santa Eulália da Cumieira. Catarina Oliveira deixou, ainda, um agradecimento especial a todos os presentes e em particular à UCC de Santa Marta de Penaguião pelo acolhimento e motivação".

+ info:
Catarina Oliveira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti – Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001

Comentários