Aconteceu no Núcleo de Vila Real


“No âmbito da comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza assinalado no dia 17 de outubro, os parceiros da Rede Social de Santa Marta de Penaguião, em particular, o Município, o CLDS-3G, a E.A.P.N., o Agrupamento de Escolas, o Centro de Saúde e as IPSS’s do concelho, em parceria com as clínicas dentárias e ótica da vila, levaram a cabo um conjunto de iniciativas que visaram sensibilizar a comunidade em geral para o flagelo da pobreza, as suas múltiplas facetas e o contributo que todos nós somos chamados a dar para a sua erradicação.
Assim, no auditório municipal, várias dezenas de pessoas tiveram a oportunidade de, gratuitamente, realizarem vários rastreios de saúde. Rastreios auditivos, oftalmológicos, dentários, psicológicos, de reabilitação, glicémicos, de pressão arterial e de aconselhamento.
Contudo, a ação teve início já no dia anterior com a participação dos alunos do 1.º ciclo do concelho que foram convidados pelos seus professores a refletir sobre esta problemática. Juntos e nas suas salas de aula efetuaram alguns trabalhos de grupo e redigiram pequenas frases que dão resposta à questão: “O que é para ti a pobreza?”. Como “uma imagem vale mais do que mil palavras” foram realizados alguns desenhos que, juntamente com algumas das frases sugeridas pelas crianças, foram reproduzidos em pequenas pagelas que foram distribuídas pelos jardins de infância e escolas de 1.º ciclo do concelho. Para além disso, cada estabelecimento de ensino, bem como as IPSS’s, receberam um DVD com o depoimento de algumas crianças e adultos do concelho que foram igualmente convidados a responder à pergunta: “O que é para ti, ser pobre?” Para assim poderem continuar o trabalho em torno desta problemática.

Neste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, importa refletir sobre o que é efetivamente a pobreza e como podemos, cada um de nós, contribuir para a sua erradicação.”