Projeto COGNOS



A EAPN Portugal como entidade parceira do projeto Cognos realizou quatro workshops de disseminação das três ferramentas práticas de formação: o Manual de Formadores Cognos; o Guia para Formadores Intergeracionais e o Guia para jovens Mentores, durante os meses de junho e julho de 2016. Três dos workshops tiveram lugar no âmbito das reuniões de associados dos Núcleos Distritais da EAPN Portugal, designadamente no Núcleo do Porto, no Núcleo de Leiria e no Núcleo de Viseu. Foi... registada a presença de 29 participantes, entre os quais assistentes sociais, psicólogos, sociólogos e educadores sociais que trabalham com seniores, crianças e jovens. O quarto workshop foi desenvolvido com a participação de 13 formadores do CQEP- Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional de Lamego, na Escola Básica de Lamego.
O principal objetivo da sua realização foi dar a conhecer os manuais e recolher contributos por parte dos participantes, no sentido de avaliar de que modo estes podem ser utilizados como recurso no seu contexto de trabalho, na promoção da mentoria e mentoria reversa em comunidades de aprendizagem intergeracional para a educação de adultos.
Na dinamização dos workshops foi apresentado um powerpoint com a síntese dos conteúdos dos referidos manuais, bem como uma introdução à metodologia de mentoria e mentoria reversa. Para o efeito, foi distribuída uma cópia dos manuais e visualizado um vídeo https://youtu.be/h2g8UVCcNSY de como implementar um programa de mentoria. Seguiu-se o momento de debate e reflexão sobre o tipo de actividades intergeracionais desenvolvidas e, de que formas são implementadas ou não a metodologia de mentoria e mentoria reversa e finalmente como podem ser incrementadas.
Graça Costa