Oikos participa no Ciclo de Cinema Ambiental



«A Oikos participa no Ciclo de Cinema Ambiental da LPN - Liga para a Protecção da Natureza apresentando o filme "Macaúba, notas de luta e de energia", dos realizadores italianos Antonio Martino e Jonathan Ferramola, no dia 12 de Julho, pelas 21h nos jardins da Sede da LPN....

O filme retrata a história de anos de lutas de pequenos agricultores brasileiros, para a obtenção de direitos laborais e um pedaço de terra para cultivar. Hoje, eles têm a oportunidade de produzir biocombustíveis e entrar no mercado global da energia, procurando alcançar um equilíbrio entre "alimentos, energia e ambiente", sendo uma alternativa aos grandes fazendeiros e às suas monoculturas intensivas de soja e de cana-de-açúcar. Graças à planta "Macaúba", nativa de toda a América do Sul, esta iniciativa pode provocar uma revolução no campo da produção dos biocombustíveis.

José Luis Monteiro, coordenador do projeto Energizing Development, estará presente para um debate final sobre o tema.

Este filme foi produzido no âmbito do Projeto de Educação para a Cidadania Global da Oikos Energizing Development, que procura encontrar modelos de exploração sustentável dos biocombustíveis e dar voz e visibilidade às posições e interesses das populações dos países em desenvolvimento (sobretudo agricultores familiares e população mais carenciada) neste debate global sobre o acesso à energia / produção de biocombustíveis.

A exibição faz parte de um ciclo de cinema ambiental que está a ser realizado pela LPN em que serão projetados, no exterior da sua sede, 6 filmes provenientes de vários países, que se debruçam sobre temas importantes relacionados com a degradação ambiental: a perda de solos e desertificação, a degradação da qualidade da água e a sua utilização ineficiente e desmesurada, a agricultura e a pesca intensivas, a introdução de espécies exóticas, as alterações climáticas, entre outras.»